Em Portugal, lançamento do livro ‘Rosa jasmim’ / Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Em Portugal, lançamento do livro ‘Rosa jasmim’

 

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

https://portalliterario.com/entrevistas/entrevistas-portugal/630-em-portugal-lancamento-do-livro-rosa-jasmim

Rosa Maria Santos é natural de S. Martinho do Dume, Braga. Viveu em Sines trinta e um anos, tendo regressado em 2017, à cidade que a viu nascer, onde atualmente reside. Participou em diversas coletâneas portuguesas e italianas, tendo-se obtido o segundo lugar no Concorso Artemozioni, Cantico dei Cantici In Valle d’Itria.

Tem três livros editados: “Cantam os Anjos” (poesia de Natal), capa de Adias Machado; “Ucanha, Terra de Encanto” (poesia), capa de Glória Costa; “Bolachinha à descoberta de Tarouca” (prosa e poesia), capa de Glória Costa. É colunista na Revista Divulga Escritor. Foi Assistente de produção e recolha em coletâneas de postais promovidas pelo Solar de Poetas, todas editadas em e-book. Administra todos os espaços do Grupo Solar de Poetas.Rosa Maria Santos é natural de S. Martinho do Dume, Braga. Viveu em Sines trinta e um anos, tendo regressado em 2017, à cidade que a viu nascer, onde atualmente reside. Participou em diversas coletâneas portuguesas e italianas, tendo-se obtido o segundo lugar no Concorso Artemozioni, Cantico dei Cantici In Valle d’Itria. Tem três livros editados: “Cantam os Anjos” (poesia de Natal), capa de Adias Machado; “Ucanha, Terra de Encanto” (poesia), capa de Glória Costa; “Bolachinha à descoberta de Tarouca” (prosa e poesia), capa de Glória Costa. É colunista na Revista Divulga Escritor. Foi Assistente de produção e recolha em coletâneas de postais promovidas pelo Solar de Poetas, todas editadas em e-book. Administra todos os espaços do Grupo Solar de Poetas.

“Rosa, porque sou Rosa; jasmim, porque sigo os ventos da paixão, paixão pela família e amigos, muitas vezes da tristeza e do lamento, mas sempre com o perfume das flores.”

Boa leitura!

 

Escritora Rosa Maria Santos, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a escrever textos poéticos?

Rosa Santos – Desde muito nova sinto um gosto insaciável de escrever, de exprimir sentimentos. Um dia, a minha filha pediu-me ajuda para um trabalho que tinha a ver com seus estudos. E descobri que era bom escrever. A grande oportunidade surgiu em Sines, quando na minha solidão olhava o mar e o pôr do sol da janela de minha casa. O convívio com os amigos nos grupos de poesia que fui frequentando alimentou esse desejo e a escrita rapidamente se tornou uma necessidade.

Como foi a seleção dos textos para compor o seu livro “Rosa jasmim”?

Rosa Santos – Ao longo dos anos que passei em Sines, escrevi centenas de poemas, a princípio muito verdes ainda. Fui contactando com muitos e bons poetas que me inspiraram e me têm ajudado a amadurecer. O fruto desse trabalho foi depois triado e compilado neste livro, segundo critérios que eu mesma acabei por escolher. E surgiu “Rosa Jasmim”.

Quais critérios foram utilizados para seleção do título?

Rosa Santos – Rosa, porque sou Rosa; jasmim, porque sigo os ventos da paixão, paixão pela família e amigos, muitas vezes da tristeza e do lamento, mas sempre com o perfume das flores.

Quais temáticas estão sendo abordadas nesta obra literária.

Rosa Santos – O amor, a paixão, a natureza, o mar, a família, os amigos, o mundo que nos rodeia que, fazendo-me muitas vezes triste, me traz também o alento que me inspira a viver.

Apresente-nos um dos textos que compõem “Rosa jasmim”.

Silêncio, amor!

Silêncio! Na tua ausência

Eu dou comigo a pensar

Nesta tua impaciência

De tanto quereres amar

 

Silêncio ao entardecer

Em cada passo na areia…

No mar vou espairecer

Em tardes de maré cheia

 

Silêncio no meu espaço

Onde fico a escutar

Teu silêncio em cada passo

Pairando em todo o lugar

 

Uma gaivota, uma estrela,

Um grasnar, raio de luz,

Olho a estrela, vejo nela

A minha pesada cruz

 

E num instante de amor

Fico comigo a pensar

Qual gaivota sem ter cor

Vivo contigo a voar

Rosa Maria Santos

 

Sabemos que cada texto tem um pedacinho do autor. Conte-nos, em que momento este texto foi escrito?

Rosa Santos – Cada texto tem o seu momento próprio, uma razão para que seja escrito. Muitas vezes um desafio, um momento especial, um gesto, enfim, momentos que nos impelem a pegar na pena e transmitir para o papel aquilo que sentimos.

Quando será o lançamento de “Rosa jasmim”?

Rosa Santos – O livro será lançado no dia 7 de julho, às 15:00, na Biblioteca Lucio Craveiro da Silva, em Braga.

 

Quem não puder ir ao lançamento, onde poderá comprar o seu livro?

Rosa Santos – Pode entrar em contacto comigo por mensagem no facebook ou pelo meu e-mail. rosammrs@hotmail.com ou contactar diretamente com a Mosaico de Palavras Editora. Posteriormente, será colocado à venda em algumas distribuidoras a anunciar.

Além de “Rosa jasmim”, você tem três e-books publicados, apresente-nos seus e-books.

Rosa Santos – O primeiro, “Cantam os Anjos”, foi editado em dezembro de 2017 e é composto por poemas de Natal. A capa é do conhecido artista plástico Adias Machado.

O segundo, “Bolachinha à Descoberta de Tarouca”; e o terceiro, “Ucanha, terra de Encanto”, foram escritos no decorrer da divulgação do Evento Tarouca Vale a Pena, que ocorreu em 25 e 26 de maio, sendo as capas da artista plástica Glória Costa, uma amiga querida, que está a ilustrar um novo projeto sobre a “Bolachinha”.

Como fazer para ter acesso aos e-books?

Rosa Santos – Os e-books estão alojados numa biblioteca com o meu nome, criada na plataforma de e-books ISSUU: https://issuu.com/rosammrs.

Quais os seus principais objetivos como escritora?

Rosa Santos – Continuar a escrever e divulgar poesia e texto. Como referi atrás, tenho um novo projeto para o próximo ano, que são pequenas histórias da “Bolachinha”, que a Glória Costa, com muita amizade e carinho está a ilustrar. O formato (compilação em livro ou histórias individuais) ainda não está definido. A seu tempo, o divulgarei.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Rosa Maria Santos. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Rosa Santos – Quero deixar uma mensagem de incentivo a todos que sintam vontade de exprimir seus sentimentos em papel ou e-book, que o façam sem receios, será o modo de levar a todos a mensagem que têm para deixar para os vindouros. Só assim poderão gravar a pegada da sua peregrinação nesta vida, a oportunidade de deixar marcado o seu registo nos anais da sua história.

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s